sexta-feira , 15 dezembro 2017
Home » Cidades » Niquelândia » Secretaria de Agricultura incentiva criação de aves em Niquelândia

Secretaria de Agricultura incentiva criação de aves em Niquelândia

Equipe da gestão municipal tem orientado produtores e fornecido materiais e espaço para desenvolvimento de galinhas. Objetivo é fomentar a produção de frangos e ovos.

Mais uma vez a gestão municipal de Niquelândia usa a criatividade para driblar a crise. O feito agora vem da Secretaria de Agricultura. Com as instalações do Parque de Exposição paradas, especificamente as baias dos animais; o secretário da pasta, Amarildo Mulinari, com o respaldo do prefeito Valdeto Ferreira, tem usado o local para fomentar a criação de aves. Segundo o gestor, eles dão suporte para os produtores na fase mais difícil de crescimento das galinhas. Orientados e com alguns materiais fornecidos pela secretaria, tem aumentado a produção de frangos caipiras e melhorados em Niquelândia. Mais de 5 mil aves passaram pelo local, que conta com a supervisão dos servidores da pasta.

Amarildo explica que a gestão municipal montou nas baias instalações adequadas para os pintos, o que muitos produtores não possuem. “De 20 raças analisadas pela equipe da Secretaria, retiramos três para criação, que são pescoço pelado, carijó e branco. Cada raça tem sua baia, sendo fêmea em uma e macho em outra. Cuidamos para que elas não se estressem, alimentem corretamente, tomem todas as vacinas e crescem com qualidade. Há frangos que estão com 27 dias de vida e com 1 kg. Ou seja, oferecemos uma estrutura adequada para os animais.”, declarou o secretário de Agricultura. Alguns produtores, de acordo com o gestor, preferem levar os pinteiros e ninheiros para as fazendas. “Reativamos a marcenaria depois de 10 anos parada. Lá realizamos a confecção destes objetos para eles. Aproveitamos também a serragem, que serve para forrar as baias onde colocamos os pintos. Este trabalho tem facilitado para o produtor, que é orientado e possui as ferramentas necessárias para a criação.”, reforçou Amarildo.

Segundo o secretário de Agricultura, o local conta hoje com 2.400 aves, que na fase adulta pode fomentar na economia do município com este número de animais, mais de 70 mil reais. “Se cada frango for vendido a 30 reais, podemos esperar uma pulverização de mais de 70 mil na cidade. Sem falar na compra de ração e de outros produtos que gera renda para o comércio local. Temos trabalhado para buscar uma vocação agrícola para Niquelândia, quem sabe está aí, na produção de frangos e ovos caipiras.”, ressaltou o gestor.

Para o prefeito de Niquelândia a iniciativa tem gerado bons resultados. “A equipe da pasta tem passado conhecimento e respaldo aos produtores de aves, que agora estão fomentando mais esta área no município. Tem crescido a demanda e aumentado o consumo, o já mostra a relevância deste projeto. Vamos seguir investido para que o município alavanque na avicultura.”, declarou Valdeto Ferreira.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

CBA encerra atividades do PVE em Niquelândia com premiação para estudantes

O programa Parceria Votorantim pela Educação, que completa nove anos, tem como objetivo a contribuição ...

Três alunas da rede municipal de Niquelândia são premiadas

De Niquelândia, especificamente da Escola Municipal Padre Valetim Rodrigues, para Goiás. Os destaques do munícipio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *