terça-feira , 26 setembro 2017
Home » Cidades » Niquelândia » CBA promove PVE em Niquelândia (GO) pelo 9º ano consecutivo

CBA promove PVE em Niquelândia (GO) pelo 9º ano consecutivo

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que vem contribuindo para a melhoria da educação pública de Niquelândia, será realizado pelo 9º ano consecutivo no município. Em 2017, as atividades do PVE serão realizadas com o tema “Gestão Pedagógica Inclusiva”, que visa debater a diversidade nos ambientes escolares, tornando-os mais inclusivos.

As ações do PVE são divididas em quatro ciclos de atividades, por meio da frente de Apoio à Gestão, que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito da Gestão Educacional, para técnicos da Secretaria de Educação. Ao longo do ano, serão abordados nas capacitações os aspectos pedagógicos e de gestão dos indicadores de qualidade em educação inclusiva e a sistematização de aprendizagens para socialização com a comunidade profissional.

Já na Gestão Escolar, que também faz parte da frente de Apoio à Gestão e é voltada a diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, será abordada a concepção de apoios e desenho universal na aprendizagem, avaliação inclusiva e plano educacional individualizado. O PVE conta ainda com a frente de Mobilização Social, que envolve alunos, familiares e a comunidade em geral.

O primeiro ciclo de atividades em Niquelândia foi realizado de 8 a 11 de maio, com uma solenidade na Câmara Municipal para apresentação do programa para a comunidade. A secretária de Educação, Avelina Lopes, disse que a continuidade do PVE em Niquelândia é fundamental para auxiliar o município a avançar em medidas que tornem a educação pública cada vez mais acessível a todos.

“Os profissionais da educação, estudantes e comunidade demonstraram entusiasmo e querem participar da proposta que foi apresentada. Queremos superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e fazer um melhor aproveitamento dos ambientes de ensino e de outros espaços físicos. Dessa maneira, a nossa educação será ainda mais inclusiva, atendendo com qualidade a todos os alunos”, afirmou Avelina.

Criativos da Escola – Já na frente de Mobilização Social, a atividade do primeiro ciclo do PVE consistiu em uma apresentação dos detalhes do concurso Desafio Criativos da Escola para a comunidade. O concurso incentiva crianças e jovens a desenvolverem projetos para transformar a realidade das escolas e do município. Podem participar crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública ou particular de ensino, além de grupos de jovens que participam de movimentos religiosos ou de outras entidades.

A primeira oficina do Desafio Criativos da Escola foi promovida no dia 11 de maio, no auditório do Clubinho da Vila Macedo, com a participação de alunos da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, Colégio Estadual Francisco Santiago, SESI e do Instituto Pedagógico. O segundo ciclo será acontecerá realizado de 12 a 14 de junho e outras oficinas serão realizadas. .

Resultados – A continuidade do PVE em Niquelândia, que participa do programa desde 2009, demonstra o comprometimento da Votorantim em consolidar ações que transformem a realidade das comunidades em que está inserida. Prestes a completar 100 anos, em 2018, o Grupo reforça ainda mais sua atuação social, com investimentos sobretudo na área de educação.

“Incentivar melhorias na educação é contribuir para o fortalecimento das comunidades. Ao realizar o PVE em Niquelândia, reforçamos o nosso compromisso com o município de contribuição para o desenvolvimento local, por meio da formação de cidadãos protagonistas da transformação social e econômica”, ressalta o gerente de fábrica da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira.

Desde que começou a ser realizado no município, o PVE tem feito a diferença para o município avançar na educação pública de crianças e jovens. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, aponta em Niquelândia um salto de melhoria na escala que mede o patamar de ensino. Em 2009, o índice no município do 4º e 5º ano do ensino fundamental era de 4.5 e passou para 5.5 em 2015. Já do 8º e 9º ano, passou de 3.6 em 2009 para 4.9 em 2015, superando as metas projetadas.

Além disso, o PVE impulsionou Niquelândia a aderir ao Indique – Indicadores da Qualidade na Educação, iniciativa da ONG Ação Educativa, com apoio do Unicef e do Ministério da Educação (MEC). O Indique é um instrumento de avaliação que visa o envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. Com o Indique, a Secretaria Municipal de Educação tem atuado ainda mais junto à população para atender as demandas apontadas para promover melhorias nos ambientes escolares.

Entidades e Organizações Não Governamentais também são beneficiadas pelo PVE. Ivone Botelho Pimentel é coordenadora de capacitação na Sociedade São Vicente de Paulo, em Niquelândia. Ela diz que nas palestras que promove para crianças, jovens e adultos carentes percebe o interesse cada vez maior do público em participar das ações que o PVE propõe. “O programa engaja as pessoas de tal maneira que estamos nos mobilizando para inserir o nosso grupo de capacitação também no concurso Desafio Criativos da Escola. É muito bom ver que uma iniciativa como essa consegue promover transformações tão positivas na comunidade”, disse Ivone.

 

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

“Niquelândia ganhou um desfile cívico jamais visto, com o resgate de valores esquecidos”, declarou Valdeto Ferreira

O amor à pátria, o respeito hierárquico e o resgate ao civismo são alguns dos ...

Campanha “SOS Vida AMARelo” é tema de audiência em Niquelândia

Evento é para prevenir suicídios, depressão e a ansiedade. Kelly Marques, especialista no assunto, esteve ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *